Home
Palestra
Fotos
Notícias
Contato
Notícias

Golfe como Escola de Vida - Colabore com o Projeto Corujinha

Por Bob Garcia

No início não havia nem campo. Mas sobrava amor ao golfe e vontade de mudar o mundo. Ou pelo menos mudar a realidade das crianças que frequentavam a Escola Municipal Ângelo Argenton, na zona rural de Louveira-SP. Foi assim que os irmãos Pedro e João Costa Lima começaram, há cerca de 10 anos, o Projeto Corujinha, que hoje atende a 104 crianças, de 7 a 16 anos, de 5 escolas da Rede Pública do município. Aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto agora busca apoio para expandir.

A escola fica em uma área doada pela família de João e Pedro, junto à propriedade onde o avô de João e Pedro, o engenheiro Lauro Costa Lima, construiu um dos primeiros campos de golfe privados do Brasil e fundou o Golfe Clube Coruja, ainda nos anos 70. Quase 40 anos depois, em 2011, os irmãos, que cresceram e se educaram no golfe, agora queriam trazer as crianças da escola para o esporte que tanto lhes havia ensinado.

Mas o campo ficava longe e, no final, foi o golfe que foi até a escola. “O começo foi bem raiz, fomos construindo um buraco de cada vez, ao redor da escola, e começando com as aulas”, conta Pedro, mais conhecido como Pepê.

O que podia parecer um esporte muito distante da realidade da comunidade atendida pela escola foi recebido com entusiasmo e a resposta dos alunos foi imediata. “Simples é a essência do golfe” diz Pepê, ao explicar a facilidade com que as crianças aderiram ao novo esporte.

Desde muito cedo no desenvolvimento do projeto, os resultados já apareciam e os benefícios para as crianças eram notórios: os alunos da escola que participavam do Projeto Corujinha obtinham médias maiores do que os não participantes em todas as matérias. Assim, em 2015 João e Pedro fundaram a Associação de Golfe Corujinha e finalizaram a construção do campo anexo à escola.

“O que me emociona é ver a evolução da criança,” diz Pepê. E essa evolução não acontece apenas no aspecto escolar e esportivo, é uma evolução da criança como pessoa, uma verdadeira transformação na realidade não só dos alunos participantes mas de todo seu entorno, sua família, círculo social, etc, provocando reverberações positivas em toda a sociedade local.

Como explica Pepê, o gerenciamento das próprias emoções e o aumento na autoconfiança - resultados diretos da prática do golfe - são alguns dos aprendizados trazidos às crianças através do esporte, e que elas vão levar para toda a vida. O contato com a natureza, o companheirismo, o exercício da paciência e da resiliência também são aspectos importantíssimos que contribuem de forma incalculável com a boa saúde mental das crianças e na formação delas como adultos.

Com o sucesso do projeto, existe uma demanda crescente e ainda não atendida de crianças que desejam fazer parte do Corujinha. Por isso a recente aprovação na Lei Federal de Incentivo ao Esporte veio em ótima hora e agora os irmãos João e Pedro trabalham na expansão do projeto. E você pode ajudar, fazendo doações através do imposto de renda.


Para mais informações, entre em contato diretamente com Pedro da Costa Lima, no telefone (11) 99225-2325, ou através dos seguintes canais:


Facebook: facebook.com/projetocorujinha;
Instagram: @projeto_corujinha;
Email: contato@projetocorujinha.com.br

[ voltar para a homepage ] [ ver todas as notícias ] [ ver próxima notícia ]

Copyright Golf e Negócios 2021   Desenvolvido por InWeb Internet