Home
Palestra
Fotos
Notícias
Contato
Notícias

Executivos Sim, Atletas Também!

Por Bob Garcia

Atualmente em fase de pré-lançamento, o livro “Executivo sim, atleta também!” traz à luz as relações existentes entre a prática de esportes e a performance no mundo corporativo. Idealizado pelos executivos Claudinei Reche (Presidente do Grupo SKF América Latina) e Silas Santana (Diretor de Mercado Industrial e Serviços do Grupo SKF América Latina), ambos também atletas, o livro propõe, através de entrevistas com alguns dos mais consagrados executivos em atividade no Brasil, uma série de reflexões sobre a prática de esportes como ferramenta de crescimento pessoal, equilíbrio emocional e aprimoramento profissional.

“A superação diária, a disciplina e auto-gestão, a vontade de vencer desafios, a dedicação na busca por melhores resultados, o conhecimento de seus próprios limites e a persistência em superá-los são aspectos comuns tanto na vida de atletas quanto na de executivos de sucesso”, diz Silas, que além de idealizador também participou da curadoria do projeto.

Dentre os muitos exemplos de superação profissional através do esporte que traz o livro, está o do empresário Luis Person, que passou por um processo de perda de visão e hoje, completamente cego, é praticante de golfe. No caso de Luís, a experiência prévia que ele tinha como atleta amador competitivo, em esportes como natação, tênis e ski aquático, foi fundamental no processo de aceitação da limitação e no desenvolvimento de novas habilidades. “O esporte me ajudou a superar a cegueira, e a cegueira acabou me levando a outros esportes - e a outros negócios também”, explica Person.

Apesar de ter como foco experiências pessoais, em especial esportes individuais, o livro traz também aspectos mais abrangentes da relação entre atividade física e produtividade, em um contexto mais amplo. No capítulo: “ A regra é clara: saúde + bem-estar = aumento de produtividade”, fala-se do fator econômico da atividade física como elemento de saúde, já que, como mostra o livro, “nada menos que 70% de todas as enfermidades que levam ao afastamento do trabalho estão intimamente ligadas ao sedentarismo e à obesidade.”

Como diz a apresentação do livro, “gestores mais conscientes já entenderam que o combate ao sedentarismo de seus colaboradores representa também ganhos econômicos.” No caso da SKF, por exemplo, cerca de 30% do total de colaboradores aderiram aos programas de fomento à atividade física e combate ao sedentarismo, o que resultou em uma significativa redução no custo do plano de saúde contratado pelo grupo, já que houve uma diminuição no uso da assistência médica pelos funcionários.

Ainda no caso específico da SKF, constatou-se que vários de seus atletas amadores, devido à prática regular de atividade física, passaram a não mais depender de medicamentos para regular o sono e de outros que rotineiramente tomavam, representando um ganho incalculável na qualidade de vida dos colaboradores e, consequentemente, um ganho substancial para a empresa também.

Dentre os entrevistados presentes no livro, nomes como os de Ana Oliva (Presidente do Conselho da Astra), Tatiana Pimenta (Fundadora da Vittude), Adriano Medeiros (Diretor de Operações na DHL Supply Chain), Lourival Flor (Proprietário da Golden Technology), Emerson Xavier (Presidente da Tekfor Brazil), Flávia Maria Bittencourt (CEO - Adidas Brasil), Gustavo Werneck (Presidente & CEO - Gerdau) e outros.

Com curadoria de Liciana Rossi (Educadora Física), Fabiana Monteiro (Presidente da Editora Global Partners), Oldair de Oliveira (Jornalista - Editora Global Partners) e Ricardo Oliveira (Professor de Educação Física - Esporte Clube SKF e Coligadas), além dos idealizadores Claudinei Reche e Silas Santana, o livro deve ser lançado oficialmente em Setembro deste ano, com um evento esportivo de corrida e caminhada, e uma prova de ciclismo.

[ voltar para a homepage ] [ ver todas as notícias ] [ ver próxima notícia ]

Copyright Golf e Negócios 2021   Desenvolvido por InWeb Internet