Home
Palestra
Fotos
Publicidade
Notícias
Contato
Notícias

Os tolos numa posição de poder ... COLUNA GUILLERMO PIERNES

Os tolos numa posição de poder

Por Guillermo Piernes*

Após experiências em centros de poder como Washington e Brasília, fiquei enjoado com os cinzentos passos de políticos para continuar no poder e numa decisão filosófica, um quarto de século atrás, optei para exercer a profissão de escriba numa área mais sadia...o golfe.

Foi ótimo. Amigos fantásticos, belos locais, um esporte de cavalheiros que privilegia a integridade e praticado no meio da natureza.

Como em toda atividade humana, no golfe também existe o poder em muitos cargos desde presidente da Confederação a capitão e até porteiro de um modesto clube.

Conheci e conheço uma maioria de dirigentes absolutamente admiráveis.

Também topei com alguns tolos deslumbrados, que me fizeram lembrar o pensamento de George Bernard Shaw “O poder não corrompe os homens; mas os tolos, se eles adquirem uma posição de poder, eles a corrompem”.

Esses tolos se transformam e ficam incapazes de converter em realidade as possibilidades que as virtudes que a formação e experiencia preanunciavam.

Os sintomas são claros. Ao assumir o poder se afastam de quem pudesse questionar sanamente os seus atos e buscam se rodear de bajuladores, pagos ou não, que o mantem blindado contra a realidade.

Vários me perguntaram se existe corrupção no golfe. Acho que não, pelo menos de existir é insignificante comparada a comprovada em outros esportes com assento no COB. Gestões fracas, gastos, passagens e honorários frequentemente desnecessários, sim.

Se algum funcionário realiza atos impróprios ou é acobertado por algum tolo para se segurar no poder que desfrute até algum Lava Jato o a sua própia consciencia o pegar, mas o golfe será sempre maior que isso.

É possível desempenhar bem um cargo de poder sem perder a humildade, honestidade, capacidade de ouvir. Ví alguns casos assim em Washington e Brasília.

Que o futuro faça que esse tipo de dirigente continue em maioria no mundo do golfe brasileiro para seguir escrevendo sobre golfe com prazer por outros 25 anos. A esperança nunca morre.


* Guillermo Piernes é palestrante, consultor e escritor. Autor de Liderança e Golfe - O Poder do Jogo na Vida Corporativa. www.guillermopiernes.com.br - piernes@golfempresas.com.br

[ voltar para a homepage ] [ ver todas as notícias ] [ ver próxima notícia ]






Copyright Golf e Negócios 2019   Desenvolvido por InWeb Internet